quinta-feira, 21 de junho de 2012

Substância encontrada no vinho tinto melhora desempenho físico


Pesquisa sugere que suplementos de resveratrol aumentam os efeitos benéficos da atividade física

Um antioxidante natural encontrado em algumas frutas, nozes e vinho tinto influi positivamente na melhora do desempenho físico e das funções cardíacas. É o que sugere um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá) em camundongos, no qual foi verificado que a combinação de suplementos de resveratrol e treinamentos físicos aumentou os efeitos benéficos da atividade física.



- Ficamos animados quando vimos que o resveratrol apresentou resultados semelhantes aos obtidos através de treinos intensos de resistência. Vimos imediatamente o potencial desses benefícios, e acreditamos ter descoberto uma forma de ampliar os efeitos benéficos da atividade física com uma pílula do composto - disse o pesquisador Jason Dyck, responsável pelo estudo publicado no Journal of Physiology, da instituição britânica The Physiological Society.

No levantamento, dois grupos de camundongos eram submetidos as mesmas atividades físicas, sendo que um deles recebia suplementos do composto antioxidante. Após 12 semanas, o grupo que consumiu resveratrol apresentou um melhor rendimento em comparação às cobaias que apenas se exercitaram.

- O resveratrol pode ajudar pacientes que querem se exercitar, mas são fisicamente incapazes. O antioxidante pode imitar os benefícios do exercício para eles ou melhorar os resultados da atividade que eles podem fazer - acrescentou Dyck, professor do Departamento de Pediatria e  Farmacologia da Universidade de Alberta.

Agora, o grupo de pesquisadores vai começar a fazer testes com o resveratrol em portadores de diabetes com insuficiência cardíaca para ver se é possível melhorar a capacidade cardíaca desses pacientes. O início deste novo estudo para iniciar nos próximos e terá a duração de dez semanas. a pesquisa será financiada pelo Instituto de Diabetes de Alberta.

Fonte: GloboEsporte

Um comentário: