domingo, 31 de julho de 2011

Dicas do Programa Medida Certa !!!

     O  grande segredo para emagrecer com saúde é a reeducação alimentar articulada com a prática de exercícios físicos, coisa que nutricionistas, endócrinos e especialistas sempre falaram e não é nenhuma novidade, mas com o sucesso do quadro Medida Certa do Fantástico, muitas pessoas entraram na onda e eu também estou querendo entrar nessa!!!
     Por isso, fui atrás das dicas preciosas do quadro e trouxe aqui para o blog, na tentativa de me inspirar ainda mais e inspirar outras pessoas insatisfeitas com o corpo como eu. Não pretendo virar uma magricela, mas gostaria de voltar a fazer exercícios físicos e melhorar hábitos alimentares. Vamos lá?!!
     É importante lembrar que a Renata e o Zeca não fizeram nenhuma dieta. A proposta do Medida Certa era REPROGRAMAR O CORPO em 90 dias.
     Isso significa dar um outro padrão de saúde para o corpo através de mudanças nos hábitos alimentares, e principalmente incluindo atividade física DIÁRIA.
     A regra é simples: o corpo precisa queimar mais gordura, diminuindo o colesterol, melhorando a circulação sanguínea, e assim, funcionará de maneira mais saudável, melhorando e muito, a qualidade de vida e o bem estar.
Dicas basicas de como fazer isso
Alimentação
1. O que comer antes de malhar?!
- Comer macarrão ao molho sugo antes de ir pra Academia é fonte rica de caboidrato, dá mais disposição para malhar. E na volta, a fome vai bater, para recupera energia, escolher proteína. Sugestão: omelete com claras de ovos!
2. Incluir cereais na alimentação
- Troque o pão, o arroz e o macarrão pelas versões integrais e acrescente aveia e granola às frutas e ao iogurte. As fibras são muito importantes, por isso a recomendação é que se consuma entre 20g a 40g de fibras por dia. Elas podem ser obtidas através do consumo de mais verduras, legumes e frutas por dia. Uma pessoa que coma no almoço e no jantar uma concha de feijão e seis colheres de sopa de arroz integral está ingerindo pouco mais de 5g de fibras.
3. Queijo cottage tem poucas calorias
- Sua fórmula consiste basicamente em grãos de coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal. Por ter baixa caloria, pode vir acompanhando frutas, saladas e pães. Escolher a opção feita com leite desnatado.
4. Água de coco
- boa para saúde e não engorda.
5. Receita gostosa de jiló
- Para tirar o amargo do jiló, colocar de molho no sal. Picar cebola, alho e pimentão e refogar (sem fritura). Depois salpicar com erva provençal, colocar o jiló e tampar para cozinhar no vapor. Acrescentar tomate. Depois de pronto, colocar um pouco de azeite. Delícia!!
6. Gorduras do bem
- São as não saturadas, ou insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite de oliva, amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, linhaça, coco, açaí, chocolate amargo, abacate, além de ômega 3 e 6.
7. Sucos de caixinhas
- Não se comparam aos que são preparados na hora, mas são ricos em vitamina C e são opções práticas para quem não tem tempo ou não gosta de suco de frutas naturais. Pode beber, mas sem excessos!
8. Sobre alimentos
- Comer de 3 em 3 horas; Comer devagar, levar no mínimo de 15 a 20 minutos em uma refeição; Escolher alimentos que contenham pouca gordura, porém mais fibras; A porção da proteína (carne , peixe ou frango) deve ser do tamanho da palma de sua mão. Evitar gorduras, frituras e doces. Comer 3 frutas por dia, de preferência de tipos diferentes. Não beliscar nos intervalos e lembrar que a maçã aumenta o apetite, e a banana é boa pra ser consumida antes do exercício físico. Tomar um caldinho de legumes ou de feijão antes de tudo, até da salada! Você vai ver como vai te ajudar a comer menos, vai te saciar mais rápido!
9. Sobre bebidas
- Tomar no mínimo 2 litros de água por dia; Não ingerir líquidos durante a refeição; Tomar líquidos quentes (eles dão a sensação de que você está saciado).
10. Outras dicas:
- Usar o relógio para controlar o tempo da refeição e não jantar antes de dormir, fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de se deitar.
- Usar pratos menores, de tamanho tradicional, e só colocar a quantidade de comida que couber dentro da borda interna do prato.
- Não vale fazer “montinho”!
- Comer o que é calórico ou gorduroso demais apenas de vez em quando. Ou seja, fazer disso uma EXCEÇÃO, e não a regra, isso vale pra chocolate, gordura, bebida alcóolica, etc.


Atividade física
1. Sobre exercícios físicos
- Devem ser diários, meia horinha por dia. Se não tiver tempo? Use as escadas! Pare um ponto antes do seu e caminhe até o trabalho. Experimente várias atividades físicas até encontrar uma que lhe dê prazer! Com certeza , pelo menos de UMA você vai gostar!
2. Dançar na balada
- esta é uma forma divertida e prazerosa de perder calorias.
3. Treino da Renata
- Nunca é tarde para se exercitar, 2 a 3 vezes por semana de 20 a 30 minutos é um bom começo e a dica é encontrar algum exercício que se goste de fazer. A Renata e o Zeca experimentaram vários e selecionei aqui a série de exercícios da Renata. Treino aeróbico seis dias da semana no total de 150 minutos. Sugestão - Corrida: 30 minutos, 1 minuto correndo forte e 2 minutos andando. Bicicleta: 30 minutos. Pilates duas vezes por semana.
4. Exercícios acompanhada
- A Renata carregou o marido para os exercícios e diz que 'um incentiva o outro e até o relacionamento melhora'. A atividade física diminui o estresse do trabalho e aumenta a disposição, bom humor e autoestima.
5. Música ajuda a emagrecer
- Além de ser gostoso ouvir música, ela ajuda a perder mais peso. O Zeca até disponibilizou as músicas que escuta: “Wild young hearts” – The noisettes; “Tour de France”, Kraftwerk; “Fool’s gold”, Stone Roses; “Elements”, Lemonjelly; “Black math” The White Stripes; “Baby said”, Hot Chip; “Everything you wanted”, Kele - “Perpetum mobile”; Penguin Café Orchestra
6. Exercícios ajudam a diminuir a ansiedade
- Renata diz que no começo, o corpo parece exigir uma parada por cansaço e querer doces, mas ela diz que superado esse desejo, a ansiedade é controlada. Força na peruca!
7. É possível emagrecer em duas semanas?
- Emagrecer em duas semanas, a pessoa não vai. Se quiser perder peso, só fazendo loucuras, como a dieta da proteína ou comendo pouco.o que não é bom! Para se perder 1 kg de gordura, a pessoa tem que ter um déficit de calorias, ou seja, comer menos do que gastar, 9 mil calorias. Então, pode-se imaginar que não será em pouco tempo. Emagrecimento rápido NÃO!! E nunca malhar em jejum!


Eu fui na Caminhada Medida Certa aqui em Sampa ... amanha tem as fotos !!!

sábado, 30 de julho de 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fechando o mês com a Corrida Noturna da Caixa

Sabadão as 21 h tem Corrida Noturna da Caixa
Esta prova, que normalmente acontece na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, mudou neste ano para a Zona Norte e o tiro de largada para os 4 e 8 k será em Santana, na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, em frente ao Campo de Marte.
Imagine 4.000 corredores, correendo pelas ruas, neste horario alternativo, com menos carros na rua, ótimo para aqueles que nao gostam de enfrentar o calor.
Eu vou ...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que mais atrapalha o seu Treino de Corrida ???

Gostei da iniciativa do site do UOL em fazer esta pesquisa: 
Em um minutinho voce vota num dos 15 fatores que podem te desanimar para correr:

- Cansaço Geral
- Falta de Motivação
- Bolhas e Feridas nos Pés
- Calor
- Cãimbras
- Coração Acelerado
- Dores nos Pés
- Dor na Canela
- Dor Muscular
- Dor nos Joelhos
- Falta de Ar (essa é a minha !!!)
- Irregularidade do Terreno
- Dor Tardia
- Sede
- Solidão/Tédio

Vote Aqui e veja em seguida o resultado.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Caminhada "Medida Certa" do Programa Fantastico chega a São Paulo neste Domingo (31/07/2011)

Neste domingo a Caminhada "Medida Certa" do Fantástico estará em São Paulo.
É a sua chance de começar a reprogramar o seu corpo!
A caminhada será no Parque Ecológico do Tietê, das 9h às 13h.
Nem preciso falar que eu estarei lá !!! 
Durante o evento, haverá postos de avaliação médica para os participantes.
A concentração será na Praça Gajé, de onde os participantes partirão em um percurso total de 4 K.
Depois da caminhada, você pode aproveitar e mandar as fotos da sua participação para mim.

domingo, 24 de julho de 2011

Correndo na Etapa do Jaçana

Mais uma vez levei o pessoal da ADN para correr ....

 





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Chega de Preguiça !!!

Isto mesmo.
Chega de preguiça !!!
Não adianta correr e não postar aqui no blog.
Então lá vamos nós !!!