sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que leva uma pessoa a acordar às 5:30 horas para correr? - oCorretorCorredor

Correr cedinho funciona como um aditivo que faz você sair da zona de conforto e ir além

A jornalista e maratonista Yara Achôa fala 
sobre sua paixão por corrida de rua



Alguns dias atrás, ainda friozinho em São Paulo, levantei às 5h30 da manhã para ir treinar no Parque do Ibirapuera.

O primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: “Por que é que eu tenho que fazer isso?” Avançado, iniciante ou aspirante, se você corre, tenho certeza de que também já se questionou o mesmo.

Antes de sair de casa, compartilhei minha “angústia” no Twitter, perguntando o que leva uma pessoa a acordar tão cedo para correr forte (a planilha do dia previa tiros de corrida). Obtive respostas como “sangue nos olhos” (expressão muito usada entre os corredores, que significa algo como vontade maior do que tudo); “determinação”, “certeza de que o esforço vai valer a pena lá adiante”, “endorfinas”.

Essas palavras, vindas de outros corredores, deram ânimo extra. E desse episódio tiro minha primeira dica para não desistir (se você pensar bem, é muito fácil desistir): naqueles dias em que a preguiça, o frio, o calor ou qualquer outro problema tentam boicotar a corrida, um incentivo ajuda a ir em frente.

No meu caso, veio de forma virtual (no Twitter tenho muitos amigos corredores, pessoas tão apaixonadas por corrida quanto eu, o que facilita a troca de informações sobre o esporte e permite toda essa cumplicidade). Mas, claro, amigos reais também ajudam, aqueles que ligam para acordar você, passam na sua casa ou no seu trabalho para buscá-lo para o treino...

Pois bem, lá no parque comecei com o aquecimento de 15 minutos para despertar o corpo. O treino principal pedia quatro tiros de 800 metros em ritmo forte, com 40 segundos de intervalo entre eles. Precisava mesmo ter muita vontade. Faço o primeiro, o segundo... No terceiro estou a ponto de dar meia volta e dizer “valeu, obrigada, volto outro dia”. Aí vem a segunda dica, para ser usada no momento em que o cansaço bate, mas você ainda não completou a missão: negociar com a cabeça e manter o foco.

No caso desse treino, vi em quanto tempo estava fazendo o tiro e disse a mim mesma: “são apenas quatro minutos, vamos lá, você consegue”. E enquanto estava correndo, pensava que vivia por esses quatro minutos. Parece papo de auto-ajuda, mas funciona. Como já disse, é fácil abandonar, deixar para lá, adiar para outra hora. Os obstáculos e principalmente a cabeça parecem dizer o tempo todo que você não foi feito para fazer aquilo. Lembre: "vamos lá, você consegue".

Quando o assunto é dor, não que a gente tenha que bancar o herói e correr e sangrar para chegar. Mas se ela é suportável e dependendo de quando aparece, no meio de uma prova importante para você, por exemplo, a frase do Lance Armstrong, o maior ciclista de todos os tempos, serve perfeitamente como uma terceira dica: “a dor é temporária, desistir é para sempre”.

A quarta dica, que para mim é fundamental, é ter objetivo. Sei que muita gente treina para manter a saúde, para sentir bem estar. Também faço isso por mim. Mas traçar uma “meta dourada” que pode ser uma corrida especial (a minha esse ano é a Meia Maratona de Londres), completar uma determinada distância ou melhorar seu tempo tem um gosto especial. Funciona como um aditivo que faz você sair da zona de conforto, ir um pouco além, se superar. Daí você acorda cedo, corre forte e volta feliz para casa.

Fonte: IG Saúde

3 comentários:

  1. Hoje acordei com chuva e frio.
    Arrumei as coisas, peguei o ônibus e fui até o local do treino. Receoso da chuva ficar forte, mas fui em frente.
    Treinei e me senti muito melhor do que em qualquer treino de dia "normal". Vener o imprevisto é muito bom!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto da Yara. O apoio de outros corredores com certeza dá um gás a mais nos dias em que estamos mais propensos a furar o treino. Eu mesma já fui ajudada por estes amigos.
    Um abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Semana passada treinei como meu cunhado mesmo com frio e chuva, uma compania para treinar sempre nos da uma motivação, igual ir nas corridas e encontrar nossos amigos !!!

    Amigão Forte Abraço e belo post.

    Léo(Guarulhos)

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir