terça-feira, 8 de maio de 2012

Musculação com orientação ajuda na corrida de rua

Cresce o número de corredores que buscam reforço muscular 
para melhorar o desempenho e evitar lesões.

É cada vez mais comum encontrar nas academias corredores amadores interessados em fazer musculação com exercícios voltados para melhorar o desempenho nas provas. Os benefícios vão desde a melhora da postura, passando pelo ganho de resistência, até a prevenção de lesões. 
O militar Márcio Fonseca é um dos que encontrou nessa atividade um complemento para sua preparação para as corridas.
- Eu faço musculação na segunda, quarta e sexta, e terça, quinta e sábado trabalho de corrida. A musculação é focada no trabalho de fortalecimento dos músculos da perna para evitar lesões e aumentar a resistência na corrida também - afirma o militar.


Foi por conta do medo de se machucar durante uma prova ou treino que a dentista Lúcia Chagas recorreu a uma academia para se exercitar.
- Nas provas e nos treinos, eu nunca senti dor, mas eu tenho muito medo de me lesionar e não conseguir correr direito. Por isso faço a musculação certinha, focada para não ter problemas com a corrida - declara a corredora

A importância da musculação para quem corre é ressaltada por Sérgio Macuco, coordenador do setor aeróbico da academia "Body Limits", do Rio de Janeiro.
- Na corrida de rua você tem o desgaste, principalmente, da musculatura dos membros inferiores. Por isso a musculação é importantíssima no que se refere ao tônus muscular. O corredor tem que trabalhar musculaturas específicas, como o quadrícepes -que é o músculo da coxa-, glúteo, posteriores de coxa e a panturrilha. Fortalecendo essas estruturas, ele terá uma economia de esforço e um rendimento melhor - diz o professor

Na musculação voltada para a corrida de rua é importante dar atenção à carga e a quantidade de repetições de cada exercício. Entre os exercícios mais indicados para quem corre, Sérgio aponta aqueles que trabalham o quadrícipes e panturilha, muito acionados durante o ato de correr, e os músculos das costas, responsáveis pela postura
- A musculação deve ser feita em dias alternados à corrida, de duas a três vezes por semana. Exercícios de extensão e flexão de joelhos, extensão de perna e panturrilha e de remada são os mais indicado - acrescenta.

Mas é preciso ter atenção ao começar a "puxar ferro". A série de exercícios deve ser passada e supervisionada por um professor de Educação Física que esteja a par dos objetivos do interessado, pois a execução incorreta pode gerar problemas ao invés de benefícios, alerta
- Os exercícios da série, a carga e a quantidade de repetições para quem corre são diferentes dos prescritos para quem está focado em hipertrofia (ganho de massa muscular). É importante frisar que todo exercício deve ter acompanhamento de um profissional, de um professor de Educação Física. Isso evita problemas físicos - conclui Sérgio.
Por Luiz Cláudio Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário