sábado, 26 de maio de 2012

Correr 1h por semana pode aumentar a expectativa de vida em até 6 anos

Estudo mostra menor taxa de mortalidade 
entre aqueles que correm  

Que a atividade física é uma excelente aliada para a saúde do ser humano, isso é fato concreto. Mas um estudo divulgado pela Sociedade Europeia de Cardiologia e a Associação Europeia para a Prevenção e Reabilitação Cardiovascular aponta que a prática de corrida por uma ou duas horas por semana aumenta a expectativa de vida dos homens em 6,2 anos e das mulheres em 5,6.

"Podemos afirmar com total certeza que a corrida, praticada com assiduidade, aumenta a longevidade. O aspecto positivo é que não é necessário muito esforço para observar um claro benefício" declarou Peter Schnohr, um dos principais responsáveis pelo levantamento apresentado neste mês durante o Fórum Internacional de Cardiologia Preventiva EuroPRevent2012, em Dublin (Irlanda).

A pesquisa, iniciada em 1976 pelo Bispebjerg University Hospital, na Dinamarca, analisou os dados de 20 mil homens e mulheres com idades ente 20 e 93 anos da capital Copenhague a fim de obter um maior conhecimento sobre a prevenção das doenças cardiovasculares. De acordo com o relatório, chamado "Copenhagen City Heart", foram registradas 10.158 mortes entre os não corredores e 122 entre aqueles que corriam. 


Os dados indicaram que entre aqueles que corriam de forma moderada por uma ou duas horas por semana a um ritmo lento ou médio (sem perder o fôlego) a taxa de mortalidade foi reduzida em 44%. 

Além disso, esta atividade física também trouxe outros benefícios para os praticantes:
- o aumento dos níveis de oxigênio e da sensibilidade à insulina,
- equilíbrio dos níveis de lipídios no corpo,
- redução da pressão arterial,
- prevenção da obesidade e
- melhora a função cardíaca e psicológica.

Os responsáveis pelo estudo compararam a mortalidade em 1.116 homens e 762 mulheres corredoras com indivíduos que não corriam. Os voluntários responderam a um questionário sobre a quantidade de tempo que dedicavam à prática da corrida e sobre o ritmo do exercício (definido como lento, médio e rápido).
"Os participantes eram de idades tão diferentes, que pensamos que uma escala subjetiva da intensidade do exercício seria a maneira mais adequada de abordar o assunto" explicou Schnohr, acrescentado que a mortalidade foi menor entre aqueles que corriam de forma moderada, do que em pessoas que não corriam ou daqueles que praticavam o exercício de maneira exagerada.

Os primeiros dados desse levantamento foram coletados entre 1976 a 1978 e os seguintes de 1981 a 1983, 1991 a 1994, e 2001 a 2003. Uma análise adicional mostrou que uma corrida com uma duração entre uma hora e duas horas e meia por semana, realizada ao longo de duas a três sessões, permite os maiores benefícios, especialmente em um ritmo lento ou médio.

E voce ... esta correndo ???
Fonte: Globo Esprte

Nenhum comentário:

Postar um comentário