quarta-feira, 21 de março de 2012

Proteja-se do sol - oCorretorCorredor

Verão. Sol. Praia. Piscina. Pele bronzeada.

Faz muitos anos que eu não fico o dia inteiro na praia “lagarteando ao sol”, mas me lembro o tanto que gostava de fazer isso em todas as férias de verão. Claro, adolescente sempre acha que todos os conselhos de mãe são exageros, não é?

Mas mãe sempre tem razão. E o melhor a fazer é cuidar mesmo, se expor ao sol em horários adequados e com proteção certa. A exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol causa o envelhecimento da pele além de predispor ao surgimento do Câncer de Pele, o de maior ocorrência na população brasileira.

A boa notícia é que, tomando certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Especialmente agora no verão, atente-se às orientações dos especialistas e cuide de você e da sua família:

- Use chapéus e fique sob barracas grossas, que bloqueiam ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim, use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo sua pele;

 - Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosa e uniformemente por toda pele exposta, pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o a cada 2 horas, após mergulhar ou transpiração excessiva;

 - Evite o sol no período entre 10 e 15 horas (lembrar do horário de Verão!);

 - A grande maioria dos cânceres de pele localiza-se na face, proteja-a sempre. Lembre-se de proteger os lábios e orelhas também, locais comumente afetados pela doença;

 - Procure um dermatologista se existirem manchas na sua pele e que estão se modificando, formando “cascas” na superfície, sangrando com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo;

 - Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação da sua pele e tratamento, se necessário.

Quando começar a proteção solar?
Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultravioleta só se manifesta com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer, na maioria das vezes, ao redor dos 40 anos. Portanto, proteja crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.

 Não tenha medo do diagnósticoProcure o seu dermatologista se você tem alguma lesão suspeita na sua pele. Não deixe de consultar seu médico por medo, pois o câncer da pele pode e deve ser tratado e o diagnóstico precoce é muito importante para se obter a cura. Além disso, o tratamento das lesões pré-malignas, que podem dar origem ao câncer de pele, ajuda a previní-lo.




Um comentário:

  1. Muito bem lembrado, amigo. Todo mundo sabe, nem sempre todo mundo coloca em prática. Parabéns pela iniciativa de abordar o assunto.

    Abraço e até Jacareí!

    ResponderExcluir