domingo, 1 de janeiro de 2012

Como se alimentar no dia da Corrida de São Silvestre

Milhares de pessoas participam todo ano de uma das mais conhecidas corridas de rua do mundo, a São Silvestre. Mas muitas delas não sabem como se alimentar da maneira correta no dia do evento. E é pensando neste público que André Pellegrini, dá algumas dicas para que todos completem a prova bem preparados e com segurança.

Para correr bem a prova é preciso manter os horários habituais das refeições, porém no almoço é importante ingerir pouca gordura e proteína, como carnes e ovos, além de aumentar a quantidade de carboidrato (arroz, batata, macarrão e feijões). “É muito comum as pessoas cometerem excessos na alimentação, por acharem que como a corrida consome bastante energia é preciso comer mais, o que não é verdade. O importante é manter a sua rotina usual”, explica Pellegrini.

Outra dica é chegar ao local da prova uma hora antes do início e beber cerca de um litro de líquidos nas duas horas que antecedem a largada, sendo metade sucos de caixinha ou isotônico e complementando com água. E ainda dentro deste período, o profissional recomenda ingerir uma barra de cereal, uma banana e uma fatia de pão branco com manteiga. “Esses alimentos garantirão a energia que será gasta durante a prova”, enfatiza.

Também é importante respeitar a vontade de ir ao banheiro. “Assim como o consumo de líquidos é imprescindível, é preciso ter muita atenção na hora de urinar. As pessoas podem ficar tensas ou mesmo acabam não dando atenção às necessidades do corpo e acabam se contendo, porém é preciso respeitar o funcionamento do organismo para garantir melhor desempenho, além de não prejudicar a saúde”, destaca.

Já, ao longo da prova, o nutricionista explica que é importante consumir líquidos (água e isotônico) em pequenas quantidades, repetidas vezes, sendo pelo menos um litro durante o percurso, nos postos de hidratação. Vale lembrar que para manter a energia, é indicado a ingestão de um gel de carboidrato ou uma bisnaga com geleia a cada 30 minutos. “O gel é próprio para esse tipo de evento e digere melhor, mas quem não tem pode substituir por uma opção caseira, que é a bisnaga com geleia”, reforça.

Por fim, quando terminar a corrida, Pellegrini orienta que as pessoas façam uma alimentação com pouca proteína e gordura nas duas primeiras horas e que comam frutas e tomem isotônicos para suprir as perdas de calorias e líquidos do corpo durante a prova. “Após essa fase, a alimentação poderá voltar ao normal e, seguindo essas dicas, os participantes poderão correr os 15km com tranquilidade e obter melhores resultados”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário